Cárie Dental



         As cáries são orifícios e lesões estruturais nos dentes, sinais de deterioração. Diversos fatores podem levar uma pessoa a apresentar cáries, que é um dos problemas mais comuns do mundo.


         As bactérias estão presentes naturalmente na boca. Elas transformam todos os alimentos, especialmente açúcar e amido, em ácidos. As bactérias, os ácidos, os resíduos de comida e a saliva se juntam na boca e formam uma substância pegajosa chamada placa, que adere ao dente. Ela é mais proeminente nos molares traseiros, logo acima da linha da gengiva em todos os dentes, e nas bordas das obturações

da placa dissolvem a superfície esmaltada e criam orifícios nos dentes (cáries). As cáries normalmente não provocam dor, a não ser que cresçam muito e afetem os nervos ou causem uma fratura no dente. Se não forem tratadas, um abscesso dentário poderá se desenvolver. As cáries não tratadas também destroem as estruturas internas do dente (polpa) e terminam causando sua perda.



         A cárie é causada pela desmineralização do esmalte de um dente, através dos ácidos que as bactérias bucais produzem, elas se utilizam dos nutrientes dos resíduos alimentares que ficam grudados nos dentes. As bactérias se aderem ao dente e aos resíduos existente nos dentes, formando o chamado biofilme dental e o resultado dessa decomposição são ácidos que conseguem desmineralizar o esmalte do dente. Por isso a importância da escovação e uso de fio dentário, pois quanto menos substrato para as bactérias, menor a produção de ácidos.


         A cárie inicialmente é assintomática e o paciente não percebe que ela está ocorrendo. Em uma segunda etapa, forma-se uma cavidade no dente. Se essa cavidade for em um local visível, o paciente pode perceber, caso contrário, ela continua se desenvolvendo.

Com a evolução, o esmalte é perfurado, chegando perto da dentina, camada abaixo do esmalte e protegida por ele. Nesta fase, o paciente pode começar a sentir dor com quente e principalmente com doces e gelado. Se não tratada nesta fase, a cavidade vai aumentando, chegando a atingir o nervo do dente e necessitando do tratamento de canal e até levando a sua perda.


         Os sinais e sintomas das cáries dentárias podem variar, dependendo da sua dimensão e localização. Quando uma cavidade dental está apenas começando, a pessoa pode não apresentar nenhum sintoma. Conforme o dano aumenta, este pode causar sinais e sintomas bastante recorrentes, como:


  • Dor de dente
  • Sensibilidade dentária
  • Dor leve ou aguda ao comer ou beber
  • Orifícios visíveis nos dentes
  • Coloração escura em toda a superfície de um dente
  • Dor ao morder
  • Diagnóstico de Cárie


O diagnóstico de cáries costuma ser fácil. O dentista pode fazê-lo por meio de:
  • Perguntas sobre dor de dente e sensibilidade
  • Exame da boca e os dentes
  • Análise minuciosa dos dentes com instrumentos odontológicos para verificar se há presença de cáries
  • Raio-X dentário





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leucoplasia Pilosa Oral

Estomatite Protética

Líquen plano oral