Candidíase Oral

         A candidíase oral é uma infecção causada pelo excesso de fungo Candida albicans na boca, que causa infecção, geralmente, em bebês, devido a sua imunidade ainda pouco desenvolvida, ou em adultos com o sistema imune enfraquecido devido a gripes, doenças crônicas ou HIV, por exemplo.
         Normalmente, a candidíase bucal começa na língua e no interior das bochechas e pode se espalhar para o palato (céu da boca), gengivas, amígdalas e garganta. Apesar de habitar na pele, é possível pegar a candidíase de outra pessoa, através do beijo e contato íntimo
.
Figura 1- Candidíase na parte interna da boca



Figura 2- Candidíase no bebê



Figura 3- Candidíase localizada no palato




Figura 4- Candidíase na Mucosa Jugal





FATORES DE RISCO


         Um fator de risco é algo que aumenta sua chance de contrair uma doença ou condição. Nesse caso, seus fatores de risco são:

  • Idade:
  • Bebês e crianças começando a andar
  • Idoso
  • Sistema imunológico enfraquecido por causa de:
  • HIV /AIDS
  • Câncer ou tratamentos médicos para câncer, como quimioterapia.
  • Estresse
  • Doença prolongada
  • Uso de antibióticos
  • Uso de corticosteróides, orais ou inalados.
  • Diabetes
  • Alterações hormonais, como gravidez ou uso de pílulas anticoncepcionais.
  • Dentaduras (prótese)
  • Condições que causam uma boca seca
  • Fumar

CAUSAS


         Muitos microrganismos vivem na boca, incluindo candida e bactérias. A candidíase bucal ocorre quando o equilíbrio normal desses organismos é afetado. Esta situação permite o crescimento excessivo de candida (uma forma de levedura).









SINTOMAS


         Os sintomas da candidíase oral são o aparecimento de caroços ou aftas na língua ou bochecha, placas esbranquiçadas ou vermelhas na boca, língua e garganta e ardência na boca. Quando a infecção é mais grave e atinge o esôfago, pode causar dor e dificuldade para engolir.Já em bebês, a infecção por candidíase aparece devido ao sistema imune pouco desenvolvido, nas formas de placas brancas na língua.




COMO É FEITO O TRATAMENTO?


         No adulto, o tratamento para candidíase oral deve ser orientado por um clínico geral ou um dentista, podendo ser feito em casa com a aplicação de antifúngicos na forma de gel, líquido ou enxaguante bucal, como a Nistatina, durante 5 a 7 dias.
Além disso, durante o tratamento é importante ter alguns cuidados, como:
Escovar os dentes 3 vezes por dia com escova de dentes com cerdas macias;
Evitar comer alimentos gordurosos ou com açúcar, como bolos, doces, bolachas ou balas;
Lavar a boca após comer ou usar remédios por boca, como spray nasal ou xarope.
Nos casos mais graves, o tratamento para candidíase oral pode ser feito com a ingestão de remédios antifúngicos orais, seguindo indicação do seu médico.
No bebê e na criança a candidíase oral, também conhecida como sapinho, o tratamento pode ser feito colocando um antifúngico em forma de liquido, creme ou gel, como a nistatina ou o miconazol, sob indicação do pediatra.




COMO REALIZAR O AUTOEXAME:

1. Procure por lesões vermelhas e brancas. Em língua, gengiva, amígdalas ou o interior da bochecha. Essas lesões criam o mesmo tipo de dor que você sentiria caso estivesse com uma ferida na boca, especialmente ao colocar pressão sobre o local.


2. Preste atenção se queilite angular começar a se formar. A queilite angular é o ressecamento e rachadura dos cantos da boca. Este é um efeito colateral comum da candidíase oral. Os cantos ou a sua boca podem ficar rachados e vermelhos.



3. Preste atenção se comer ou beber faz a dor aumentar. Para as pessoas com candidíase bucal, comer e beber pode ser difícil. Quando as lesões na boca ficam irritadas, ou você tem pedaços de comida raspando contra elas, as lesões podem começar a sangrar e a dor aumentar.




4. Preste atenção em como a dor é. Frequentemente, a dor causada por candidíase oral também pode trazer uma sensação de coceira ou de queimação. No entanto, caso tente coçar uma lesão, você só vai coçar a superfície. Embora fizer isso não vá aumentar a dor, também não vai fazer você se sentir melhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leucoplasia Pilosa Oral

Estomatite Protética

Líquen plano oral